Filo: Basidiomycota
Classe: Agaricomycetes
Ordem: Agaricales
Família: Pleurotaceae
Gênero: Pleurotus
Fungi, Basidiomycota, Agaricomycotina, Agaricomycetes, Agaricomycetidae, Agaricales, Pleurotaceae, Pleurotus
Paul Kummer descreveu pela primeira vez o gênero Pleurotus em 1871. Desde então muitas espécies foram para outros gêneros por exemplo: Favolaschia, Hohenbuehelia, Lentinus, Marasmiellus, Omphalotus, Panellus, Pleurocybella e Resupinatus.
Pleurotus é o gênero que inclui os cogumelos mais comidos e cultivados, amplamente apreciados pela gastronomia, o Pleurotus ostreatus é a espécie ícone. Pleurotus significa "orelha lateral", do grego pleuré, e o termo "pleurotóide" é usado para cogumelos com esta forma geral quando os chapéus são ligados lateralmente sem haste, se houver uma haste, é normalmente excêntrica e as lamelas são decorrentes ao longo dela.
Os fungos de Pleurotus são encontrados em climas tropicais e temperados em todo o mundo. A maioria das espécies de Pleurotus são fungos de podridão-branca que decompõe madeiras duras.
Todas as espécies de Pleurotus são saprófitas e nematófagos, capturando nematóides e paralisando-os com uma toxina.A classificação de espécies dentro do gênero Pleurotus é difícil devido à alta variabilidade fenotípica. As fotos à baixo são de exemplares encontrados no campus da UFRPE, são fartos em remanescentes de vegetação próximos à região metropolitana. São comestíveis, porém nestas áreas a coleta é prejudicada pela concorrência com os outros animais e insetos que se alimentam dos corpos de frutificação de Pleurotus.
Fungos Pleurotus também têm sido utilizados em estudos de biorremediação de poluentes tipo petróleo e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos.
Pleurotus em Recife Pernambuco |
oyster, abalone, tree mushrooms |
A classe dos Agaricomycetes junto com Dacrymycetes e Tremellomycetes formam o sub-filo Agaricomycotina. Agaricomycotina, Pucciniomycotina e Ustilagomycotina compõem o filo Basidiomycota.(ZMITROVICH e WASSER, 2012 apud HIBBETT et al., 2007). Fala-se dos "bons tempos" da taxonomia dos Agaricomicetos, quando esse grupo era facilmente subdividido em três grandes subgrupos: Aphyllophorales, Agaricales e Gasteromycetes, fase que terminou nos anos 80 quando esta taxonomia tradicional e mais prática foi questionada e duvidada. As estruturas microscópicas dos basidiomas são as principais razões de discórdia em Agaricomycetes.
Para entender a evolução da classificação de Agaricomycetes recomendo a revisão feita Ivan V. Zmitrovich e Solomon P. Wasser: Phylogenetic Conundrum of the Mushroom-forming Fungi (Agaricomycetes), cpítulo 08 na coletânea "Systematic and Evolution ".
Agaricomycetes: toadstools, tinder fungi, puffballs, club-fungi, crust-fungi, and jelly fungi.
A “MORPHOLOGICAL” TREE (ZMITROVICH e WASSER, 2012) |
Pleurotus encontrado no Horto Florestal Dois Irmãos em 2017 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário