segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

[Fungos] Gênero: Colletotrichum

Reino: Fungi
Classe: Sordariomycetes
Ordem: Glomerellales
Família: Glomerellaceae
Género: Colletotrichum

Nas espécies de Colletotrichum são encontradas formas saprofíticas e patogênicas, sendo estas últimas, responsáveis por doenças economicamente importantes, comumente denominadas de antracnoses, que ocorrem em extensa gama de hospedeiros.

obs: Todas as fotos são minhas, próprias, retiradas de meu próprio cultivo. Incluindo o preparo das lâminas, indentificação e fotografia, Com o auxílio da Dra. Tereza Cristina, no Instituto de Pesquisa de Pernambuco.

 Colletotrichum sp. em IPÊ
conidióforos


Na extremidade do tubo germinativo do conídio há formação de um apressório, estrutura esta, que pode também ser produzida na extremidade de hifas do micélio. Durante a formação do apressório há síntese de proteínas requerida para a produção de melanina que confere a cor escura (castanha) da estrutura, tornando–o infectivo. Os apressórios são estruturas especializadas para invadir o tecido do hospedeiro:

apressório na extremidade da hifa

As células conidiogênicas das espécies de Colletotrichum, são agregadas em conidiomata (acérvulos), e também podem ser formadas em ramificações laterais do micélio:

espóros de Colletotrichum sp.
 células conidiogênicas formadas na lateral do micélio

Colletotrichum sp. em Terminalia catappa
Acérvulo de Colletotrichum sp.
Os conídios produzidos nos acérvulos estão envolvidos por uma matriz gelatinosa constituida de polissacarídeos e proteínas solúveis em água. Essa matriz, provavelmente, protege os conídios da dissecação, aumentando a eficiência de germinação e penetração no tecido hospedeiro:

conidiomata a a matriz gelatinosa de polissacarídeos e proteínas

Fonte dos textos e indicação de leitura:
MENEZES, M. Aspectos biológicos e taxonômicos de espécies do gênero Colletotrichum. Fitopatologia Brasileira, Brasília,  v.  27,  p.  23-27, 2002.

Glossário:
Conídio: espóros formados por mitose, para reprodução assexuda.
Conidióforo: estrutura especializada formada por hifas simples ou ramificadas de onde são originados os conídios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário