sábado, 26 de outubro de 2019

[Palmeira] Gênero Caryota

Filo: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Arecales
Família: Arecaceae
Gênero: Caryota

O Gênero Caryota é um dos poucos que apresenta folhas bipinadas; originárias das florestas tropicais da Índia e Malásia, são cultivadas com freqüência em parques e jardins, além de muito elegantes produzem uma grande quantidade de frutos (Paschoal, 2007).

A Caryota mitis, possui troncos múltiplos, anelados, formando touceira rala ou densa, variando de 6 a 12 m de altura e com cerca de 15 cm de diâmetro, com fibra na base do pecíolo. Seus frutos são globosos, de início verdes, depois avermelhados e finalmente pretos (Paschoal, 2007). Já a Caryota urens, possui estipe único, robusto, de 10 a 18 m de altura e 20 a 40 cm de DAP,

A Caryota urens é uma das espécies da qual se pode extrair o verdadeiro sagu. Suas folhas atingem até 5 m de comprimento, com folíolos em forma de cunha, serreados no ápice, semelhantes a um rabo de peixe. A bainha é lisa e bem destacada. É uma planta monóica, com inflorescências de 2 a 4 m de comprimento e numerosos ramos pendentes com cerca de 1 m de comprimento. Os frutos são avermelhados quando maduros, e recobertos por cristais de oxalato de cálcio, urticantes no manuseio, de onde vem o epíteto urens do latim "ardor".
A C. urens floresce pela primeira vez, aproximadamente, aos 13 anos de idade e a partir daí, durante 5 a 7 anos, produz, anualmente, várias inflorescências. Quando os frutos amadurecem, na última frutificação, a palmeira morre, terminando o seu ciclo. Suas folhas fornecem fibras para confecção de cordas, pincéis, cestos, varas de pescar e vários outros artigos. Da sua seiva, obtida através do sangramento do estipe, produz-se um vinho, xarope e açúcar. Ela é utilizada no preparo de uma bebida alcoólica, fermentada, típica da Índia, feita a partir da seiva extraída de sua inflorescência. O seu palmito pode ser comido quando cozido. A semente pode ser mastigada como as nozes de areca (Areca catechu). Elas são comumente chamados de palmeira fishtail solitária, palm toddy, palmeira de vinho, palm jaggery.


Sementes de Caryota urens

Caryota urens
Inflorescência de Caryota mitis
Espécies fotografadas na cidade de Regente Feijó - SP, em novembro de 2018.

Referências:


Andrés E.L. Reyes. «C. urens L.». http://www.esalq.usp.br/trilhas/

Paschoal, R. T. et al. Uso de GA3 na embebição de sementes de palmeira cariota (Caryota mitis Lour.). 16° Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais / 3° Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas / 1° Simpósio de Plantas Ornamentais Nativas. 2007.

Wikipédia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário