sábado, 28 de janeiro de 2017

[Inseto] Espécie: Phaleria testacea

Reino: Animalia
Filo: Artropoda
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Família: Tenebrionidae
Gênero: Phaleria
Espécie: Phaleria testacea

Uma espécie que habita a areia das praias, relatadas para quase todo o litoral brasileiro, é um pequeno besouro com cor que varia muito nos tons de marrom e pastel, camuflando-se nas areias onde vivem enterrados, subindo à superfície durante o dia e noite para se alimentar. O pequeno besouro chega a incomodar os banhistas que gostam de deitar na areia ou enterrar os pés quando estão com sua população grande.
Suspeita-se que a densidade destes insetos nas praias esta relacionada com a quantidade de detritos na areia, relacionado portanto com a oferta de alimento, uma vez que se alimentam de todo tipo de detrito existente da areia. Estudos com esta espécie, apontam uma grande variabilidade em tamanho e cor dos indivíduos.
Phaleria é um gênero dos "darkling beetles"  besouros da família Tenebrionidae. Tenebrionidade é a família mais numerosa dos Heterômeros, besouros de aspecto, côr e tamanho variáveis, mas de cor uniforme, negra, parda ou cinérea; exoesqueleto relativamente espesso e duro, fosco ou brilhante, diversamente esculturado, porém, quase sempre desprovido de pilosidade. Quanto ao hábito alimentar há espécies micetófagas (que se alimentam de fungos), coprófagas, predadoras e mirmecófilas (em associação com formigas); a maioria é polífaga e onívoras, apresentando regime alimentar misto. Informações retiradas do livro de Costa Lima - Insetos do Brasil.
Phaleria testacea (Coleoptera, Tenebrionidae) nas praias de Recife - Pernambuco - Nordeste do Brasil. Praia de Boa Viagem, Praia do Pina, Praia de Candeias.

Phaleria testacea Beach beetle - Tenebrionid
 

Phaleria testacea  (Coleoptera, Tenebrionidae)
Phaleria testacea - Recife - PE / Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário