domingo, 9 de outubro de 2016

[Fungos] Espécie: Caripia montagnei

Reino: Fungi
Filo: Basidiomycota
Classe: Agaricomycetes
Ordem: Agaricales
Família: Marasmiaceae
Gênero: Caripia
Espécie: Caripia montagnei

Indivíduos coletado no campus da UFPB, Universidade Federal da Paraíba orgulho da "segunda capital mais verde do mundo" João Pessoa,  com estimativa de mais de 7 m² de floresta para cada habitante. Diz-se que fica sob um relevo de baixos  planaltos  costeiros, entre  os  vales  dos  rios  Jaguaribe e  o  subafluente  do  rio  Timbó  e  riacho  Timbó, em uma  situação  tabular. O campus fica em meios à uma reserva de Mata Atlântica.

Caripia é um gênero monotípico, e nome Caripia se refere ao rio Caripi, no estado do Amapá, norte Brasileiro, e montagnei é referente à Camille Montagne, primeiro coletor da espécie nos anos de 1800.

Cogumelo tipo cálice com no máximoo 25 mm de altura e diâmetro da tampa de até 6 mm.
A cor é esbranquiçado a creme, e a textura da superfície é inicialmente lisa, enrugando-se posteriormente.
A estipe fina, é lisa e mais escura, ao castanho.
O (tecido de suporte de esporos) hymenium está na superfície exterior da tampa, em vez de o interior, como é usual para fungos em forma de taça.

Os corpos de frutificação de Caripi montagnei contêm polissacáridos que vêm sendo testetados por apresentarem propriedades anti-inflamatórias.
Também é possível a extração do composto caripyrin (trans-5-(3-methyloxiranyl)pyridincarboxylic acid methyl ester); que inibe a germinação de conídios e a formação de apressórios de Magnaporthe oryzae, um patógeno eficaz, sendo um dos fungos da brusone do arroz, doença de extrema relevância para a cultura do arroz. É portanto uma promessa para o controle biológico.

parachute / fungo pod pára-quedas




"pod parachute"

Caripia montagnei
agosto 2016 - Paraíba-BR








Caripia montgnei decompositando um cupinzeiro.
Ninho de nasutitermes colonizado

Nenhum comentário:

Postar um comentário